Braço gordo demais? Lixa nele!
Luthier

Braço gordo demais? Lixa nele!


Já estava há tempo pensando em postar sobre isso e o comentário do Fábio Rodrigues acabou definindo. Leia:
"E ai amigo Paulo!!! cara ,fiz uma experiencia aki com minha sx!!!eu estava muito incomodado com o braço(gordo)da minha guitar!!!ai pensei em comprar um braço ou mandar fazer outro!! porem....o preço de um braço novo esta meio fora do meu orçamento no momento(estou construindo minha casa!!!)intaum....um dia eu tava aki modificando o headstock tirando o vernis do braço e tals!!! derepente!!!deu um 5 minuto em mim e resolvi mudar o shape gordo do braço!!!liguei pra um luthier aqui da minha cidade(que vive tentando furar meu zóio aqui mew q raiva)e perguntei pra ele c ele fazia esse trampo,!!!ele disse que fazia sim e que nao tinha problema e disse tambem que o trampo ficaria em $300....!!!!$#$#$%%$¨....

Dai resolvi fazer,usei apenas uma régua, lixas e um toquinho de caibro!!!kkk.......
Comecei fazendo movimentos circulares em cima da faixa do tensor, depois fui dando o shape com lixa...fui experimentando sabe,pegando no braço,vendo como estava ficando, depois dei o acabamento!!!

Paulo.....ficou muito bom cara.....tenho uma jackson jdr 94,nao ficou igual,mais bem proximo do braço da minha jackson..um dia queria entregar essa guita na sua mao pra vc dar a sua opiniao...

Sabe cara ...sou apenas mais um "guitarreiro",mais sou apaixonado por esse instrumento maravilhoso!!! estou sempre buscando uma condiçao melhor,uma pegada mais suave,um timbre matador e seu blog ta me ajudando muito...
"

Como ele bem disse "sou apenas mais um guitarreiro" :). Mas cobrar 300 reais para um re-shape de braço é exagero do luthier. Bem fez o Fábio em tentar sozinho.
Já fiz isso em 4 braços gordos e em todos fiquei muito satisfeito com o resultado. No primeiro, ainda sem manha, usei uma lima/grosa muito grossa e com muita força e acabei marcando um pouco a madeira, mas a despeito do visual meio riscado, a tocabilidade está perfeita.

Antes de começar, seria legal ler o post sobre tipos de braços: Clique.

O braço da guitarra e a mão de guitarrista é uma relação que só funciona do tipo "feitos um para o outro". Tem cara que um dia encontra um braço perfeito e passa o resto da vida só tocando com ele.

Um conceito importante que define o acomodamento do braço à nossa mão é o que podemos chamar de "ombro/shoulder", que é representado pelas duas curvaturas laterais. Essa imagem explica melhor:

O braço "D" é o que tem menos profundidade porém mais ombros. Já o "V" é exatamente o contrário.
O "D" (ou "C" achatado) é típico das Ibanez. Por ter menos profundidade, ele permite que os dedos avancem mais e tenham maior alcance na escala. Mas devido aos ombros, é um braço "largo" e nos obriga a manter a mão sempre aberta.

Pois bem, vamos pegar de exemplo esses braços das SX, que são no formato "C" gordo, ou seja, têm muito ombro.
O equipamento necessário pra isso é: Lima ou Grosa (leia "groza") de madeira (o ideal é ter uma mais grossa e outra mais fina) e lixas de papel para madeira de grão 100, 200, 400 e 600. Tudo isso não deve custar mais do que 20-30 reais.

O legal é ter um braço que a gente goste por perto, para fazer constantemente a comparação da pegada e saber qual o momento de parar... :)

É importante que o braço esteja bem fixo numa superfície lisa e com um pano macio por baixo para não machucar os trastes. Eu uso uma mesinha para "marceneiro amador" de 60 reais, com prendedores/limitadores de plástico Podes também usar elásticos (daqueles de prender prancha de surf em racks) ou qualquer coisa que o mantenha estável e imobilizado, pelo menos durante o uso da lima.

 Braço SX

Inicie com a lima/grosa, e vá lixando lentamente, sem muita pressão, até pegar o jeito. A idéia é retirar madeira dos ombros (ou do centro também, se quiseres um braço tipo Ibanez, mais achatado - foi isso que o Fábio fez), então temos que lixar principalmente entre o meio (onde está o friso) e cerca de meio centímetro antes de chegar na borda da escala, dos dois lados. Faça primeiro de um lado e depois compare com o outro, levantando o braço e colocando-o horizontalmente, na linha dos olhos. Tome cuidado pra não arranhar a borda da escala, principalmente durante a fase inicial, com a lima
Demora um pouquinho e a gente sua bastante, mas aos poucos começamos a perceber o novo desenho... :)
Aqui, uma foto da internet mostrando mais ou menos o processo com a lima:
O cara é luthier, é óbvio - olhe a manha pra prender e posicionar o braço do violão... :)

Depois de retirar os ombros e sempre checando a pegada e/ou comparando com outro braço (podes retirar também um pouco do centro - depende do tipo de braço que queres), é hora de usar as lixas de papel.
Inicialmente, a de grão 100 (quanto menor o grão, mais grossa), pra "alisar" as marcas da lima/grosa. A lixa 100 também pode ser usada para retirar madeira, só que é um processo mais demorado. já que ela retira lentamente. Use a lima/grosa pra retirar o volume principal e a lixa 100 para detalhes.

Desculpem não ter preparado minhas próprias fotos dos detalhes, mas essas aqui servem:


Observe que o cara fez um pequeno corte em "U" na extremidade da lixa - é pra não pegar no início do headstock. É um cuidado extra, mas não essencial.
Inicialmente, podemos lixar de forma mais grosseira, mas logo temos que posicionar a lixa na mão porque a nossa mão é que vai dar a forma/shape ideal. Nesse ponto, não há mais necessidade do braço estar preso e podemos movê-lo mais livremente. Eu o coloco em pé e lixo na vertical, com a mão direita.
Descubra o seu jeito mais confortável. Com o tempo, conforme disse o Fabiano/Aprendiz no comentário ("lixar é mais uma questão de jeito do que força"), a gente pega a manha correta.

Depois que o shape estiver ok, a pegada ok, é hora de passar para as outras lixas para deixar a madeira bem lisa. Cada lixa de valor maior vai gradativamente diminuindo a espessura das micro ranhuras da lixa anterior. Se pularmos da 100 direto para 400, esta não conseguirá apagar os riscos da 100. A madeira até ficará lisa, mas riscada.
Lixe até sentir que a madeira começa a ficar mais lisa/menos áspera. Passe para 200 e em seguida 400. Quando chegamos na 400 o braço já está bem liso, mas se quiseres deixá-lo ainda mais liso, finalize com a 600.

Eu não envernizo novamente os braços de maple. Prefiro ir até a lixa 1200 se necessário, pra deixá-lo tão liso que a água escorre... :)
Maple é uma madeira com poucos e finos poros e absorve muito pouco a umidade. Se necessário (tu tocas e suas bastante), passe umas 3 camadas de verniz spray, espere secar (32-48 horas) e lixe um pouco com lixa 400, 600 e, se necessário 1200, só pra tirar a leve espereza do spray.
Por falar nisso, o melhor de todos é o Renner (Verniz Acrílico Color Jet Auto). O Colorgin Plastilac é bom mas o spray do Renner é imbatível.

O problema é quando o braço tem verniz colorido. Como o meu da foto, com um alaranjado bem forte.
Daí, é complicado achar o tom certo entre o original e o novo e talvez a intervenção de um luthier com manha de pintura (nem todos têm) seja necessária. Mas aqui, nesse post, consegui uma bela solução. Detalhe - não é necessário usar o guache Acrilex - depois disso consegui o corante laranja. De todos os corantes, o "Ocre" é o mais importante. Coloque apenas algumas gotas de amarelo e/ou laranja.
A Colorgin tem uma linha para madeiras com tons de mogno e imbuia, mas nenhuma da cor meio laranja/amarelo dos braços Fender vintage.

O braço SX lá da segunda foto ficou assim:
Beleza, não? :) Esse foi o meu terceiro, então já tinha a manha :)
O mais legal é que eu queria deixá-lo com um formato "soft V" como alguns Fender. Por isso, retirei praticamente só os ombros e lixei muito pouco no centro. Ficou perfeito!
Veja se dá pra perceber na foto o formato "V":

É isso aí. O Fábio tá certo. 300 Reais? "Deixa que eu mesmo faço!" KKKK!

Claro, ninguém vai tentar fazer isso pela primeira vez num braço Fender ou Gibson (se bem que eu duvido que eles precisem), mas esses braços chineses gordos... Mãos à obra! :)

Por último, um vídeo de um guitarrista fazendo isso num braço de uma Epiphone semi-acústica. Lá pelos 2:50" ele explica que retirou principalmente os shoulders (ombros).






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