Luthier
MANARA : blocos de aço para stratocaster (Selo Ouro LPG) !!
Paulo May & Oscar Jr.
Quem acompanha o blog já sabia que vinha coisa boa por aí - e chega com o selo Ouro do blog!!
Recapitulando então: Nesse post fantástico do Oscar (clique), vimos a importância que o bloco da ponte tem para o timbre. Crucial, pra dizer o mínimo.
Quase em seguida, publicamos uma comparação entre 3 tipos de blocos (clique) e obviamente o bloco de aço pesado mostrou-se superior em todos os aspectos: clareza, sustain e definição.
O Carlos Manara, guitarrista e com conhecimento de metalurgia, comprou a briga e depois de muitos testes, com blocos voando por sedex pra lá e pra cá, chegamos num modelo perfeito, que reúne a excelente qualidade do aço, com tamanho versátil e funcional e um acabamento de primeira.
Apresentamos-lhes então, o
primeiro bloco de aço para ponte de stratocaster feito no Brasil:
Qualquer strateiro que se interessa por timbre sabe - ou pelo menos já ouviu falar - que os blocos de aço sem chumbo feitos pela Callaham nos EUA são os melhores do mundo. Para alguns, a troca do bloco original Fender por um Callaham é a primeira coisa que deve ser feita na guitarra, antes mesmo de pensar em trocar os captadores.
Utilizamos dois blocos Callaham (vintage e moderno) como referência e podemos garantir que NÃO há diferença de timbre entre o bloco Manara e eles (exceto, é claro, o preço... :) ).
Durante o processo, concluímos que aqui no Brasil a maioria dos possíveis interessados na troca do bloco provavelmente tem guitarras chinesas e/ou brasileiras feitas na china. Assim, o Carlos Manara decidiu fazer blocos em versões que coubessem nas placas chinesas genéricas (usou como referência a da SX SST), nas pontes Fender Vintage e American Standard/moderna e nas pontes Wilkinson.
Eu e o Oscar estamos muito orgulhosos de termos participado do nascimento desse fantástico produto genuinamente brasileiro, com qualidade comparável (se não melhor, e não estamos exagerando) ao melhor do mundo.
Os blocos MANARA estão, a partir de hoje, à disposição de vocês. Por meros 129 reais, (preço equivalente a menos da metade de um Callaham entregue no Brasil), temos a possibilidade de fazer o melhor upgrade em qualquer stratocaster.
Convém lembrar que as placas chinesas variam um pouco, mas a maioria é no padrão das SX. Quando encomendar, cheque com o Carlos a compatibilidade de sua placa.
Não temos qualquer vínculo comercial com os blocos Manara e, até o momento, a "Manara" é uma empresa de um único empregado/patrão/etc., que faz tudo artesanalmente.
Paulo May
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Esse é um daqueles upgrades que você nunca bota fé e vai postergando e fazendo outros como captadores, potenciômetros, saddles e etc. No entanto quando você troca e percebe a diferença sonora que ele faz, fica se perguntando por que raios esperou tanto para fazê-lo. Todo aquele post sobre pontes de strato veio da minha luta por encontrar os sons de Strato que eu ouvia nos records nas minhas próprias guitarras, e garanto que o upgrade do bloco deve ser o primeiro a ser feito numa Strato (sim antes mesmo dos captadores como o Paulo falou), especialmente se você está atrás daqueles sons vintage de strato puro! :-)
Tenho 3 blocos Callaham e realmente o Carlos conseguiu no mínimo igualar a qualidade dos mesmos!
Recomendadíssimo, testado e aprovado!!
Oscar Jr.
Para adquirir um bloco, podem falar diretamente com o Carlos Manara pelo e-mail abaixo. Não esqueçam de especificar com ele qual a medida da sua ponte.
Contatos:
Telefone: 0xx-11-4607-0236
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DEMOS:
O
Luis Felipe Ramalho, leitor do blog, postou um vídeo comparativo. O áudio não é ideal (câmera), mas dá pra ter uma boa ideia das diferenças.
"
Comparativo do som original da Fender Mex Standard Stratocaster e depois de trocar as molas por 5 raw vintage, o bloco por um Manara AC e os saddles por Callaham.Os captadores (ainda) são os originais cerâmicos.O amplificador é um Maltrapilho combo 18w, bypass da equalização ativado e falante Vintage 30."
Seguem os comentários do Luis Felipe:
"Minhas impressões pessoais:
1) Pegada. Acho que pelo fato das cordas irem até o final do bloco e pela troca de molas, as cordas parecem mais tensas, como se eu estivesse tocando com um calibre mais pesado, porém os bends continuam igualmente fáceis.
2) Graves. Os graves estão mais percussivos, mais "tights" e na cara. Mas não houve diferença grande de volume, o que foi o caso dos
3) médios e principalmente os agudos. Os agudos perderam a aspereza e com certeza ganhei uns harmônicos, pois o clean está lindo. A guitarra está estalando bonito. Com o ganho de volume nos agudos, a corda mizinha agora está equilibrada com as demais, o que não era o caso antes, problema típico de stratos de entrada.
4) Dinâmica. Houve um ganho geral de volume. No vídeo, toquei com o amplificador nas mesmas configurações e depois da troca eu consigo arranhar um crunch."
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