Guitarra SX Modelo SG
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Guitarra SX Modelo SG



ATENÇÃO: Assim como a grande maioria das guitarras chinesas baratas, as SX podem variar MUITO de qualidade, às vezes entre modelos de um mesmo lote. SEMPRE avalie pessoalmente a guitarra antes de comprar. Aqui no blog há vários posts que ajudam a identificar e avaliar guitarras. 

Guitarra SX Modelo Gibson SG:


Acho que a primeira guitarra "digna" que tive foi uma SG Giannini dos anos 70 (provavelmente de mogno). Na época, guitarra era 100% feita à mão. Em seguida comprei uma Telecaster Fender e vendi essa Giannini.
Mas o fato é que, desde então (1980, na foto: SG e amp Duovox Giannini, Crybaby no chão), nunca mais havia pensado em comprar uma SG... :)


É... Quando eu achava que já tinha dado pra mim com essas SX, dei de cara com esse modelo (também na Multisom) custando 799 reais, TODA de mogno (africano, oriental, inferior ao hondurenho, mas tudo bem, é mogno mesmo). Braço de mogno, escala de rosewood, colado.
Claro, alguém deve estar pensando que a madeira pode muito bem ser Agathis, já que com o corante e verniz, pode ficar parecida com o mogno. Poder, pode e eu já me enganei uma vez, mas primeiro, ela soa aberta demais pra ser Agathis (que quase sempre soa meio morto) e a SX costuma aproveitar-se da semântica ("Alder" sem especificar a origem) mas não costuma mentir...

Na loja havia uma SG Custom Epiphone (o modelo com 3 captadores, que aparece no background das fotos da Tele V52 do post anterior) e uma SG Gibson Special. Analisei e comparei as 3 guitarras e ficou muito difícil localizar a esperada "grande diferença" entre elas. Simplesmente não havia. A SX, lado a lado com a Gibson, tinha a mesma estrutura, madeiras e apenas o hardware de qualidade algo inferior. Corpo  muito bem construído, de 3 peças de mogno bem semelhantes.
A SX SG custou 799 reais COM bag de luxo e a Gibson SG Special acho que custava por volta de 4.500 reais.
Peguei uma foto da SX na internet, porque esqueci de fazer uma foto dela original:

Beleza. Não fosse aquele headstock feio, seria um belo clone mixaria da Gibson.
Chegando em casa, desmontei a guitarra e pude observar que as cavidades por baixo de escudo também eram muito bem feitas, no padrão da Gibson original. Vejam:


Ponte e stoptail ok, mas como sempre, o material sem muita densidade/masssa. Troquei por Gotoh. Captadores bem honestos, mas com imã cerâmico... No braço, um Rosar Mojo13 e na ponte, o original do braço, com 8,5k porém coloquei imã de alnico V. O da ponte, de 15 ou 16k, guardei e deixei com imã cerâmico, já que tem características similares ao cap do Angus Young, de alta saída.

A fiação estava ok, bem organizada:


Há falhas na tinta condutiva, mas o fato de TER tinta condutiva já é um mérito! :) E a guitarra é muito silenciosa.
Obviamente os potenciômetros são chineses, baratos, porém um pot barato não é necessariamente um pot ruim. Raramente mexo no controle de volume (sempre no 10) e só mexi nos controles de tonalidade umas duas vezes na vida :), então pra mim não há necessidade de colocar pots CTS ou similares. Mas o curso desses pots é bem razoável. Concluindo, não mexi em nada, só pra soldar os captadores.

Braço: já vi SG Gibsons com braço mais fino. Esse é tipo "D", um pouco mais achatado. Frisos, escala e inlays: não há sequer um sangramento ou irregularidade. Os inlays obviamente são de plástico, mas simulam razoavelmente bem o natural. Não é aquele plástico branco sem graça da maioria.

Não poderia jamais deixar aquele headstock SX feioso e sem graça. Peguei algumas limas e a Dremmel e redesenhei-o para ficar mais parecido com o Gibson. Devido ao seu desenho original, ppte na parte inferior, não fica igual, mas muito parecido. Lixei toda a face anterior, mexi em algumas bordas, pintei de preto e por último coloquei uma folha/veneer com o logo Gibson. Obviamente não era pra passar por uma Gibson, mas o visual assim fica bem mais "normal":
Headstock durante o trabalho:


Um problema relativamente incômodo, também observado pelo JR., que comprou uma preta dessas, são os trastes. Em nossas SX-SG, estavam um bocado irregulares. Chequei com o Fret Rocker e pelo menos 3 trastes estavam bem mais elevados, incomodando no timbre, tocabilidade e entonação. Mas já arrumei-os em casa mesmo.
SX-SG, braço colado, padrão Gibson, mogno no braço (estilo SG Gibson, algo mais grosso), 3 peças de mogno no corpo, extremamente leve, com bag de luxo, por menos de 800 reais? Putz!
Ficou assim agora:


800 reais! Putz novamente... :)
Lembrar que o tensor é do tipo "two way" com ação dupla. O veneer/folha (em papel grosso e fotográfico) fiz no Photoshop, colei e joguei verniz incolor por cima. Tentei comprar um desses da Inlayer, mas confundiram tanto os meus pedidos que acabei não recebendo.
Convém lembrar que existe uma modelo SX similar a esse com o braço parafusado - definitivamente inferior. SG tem que ser com braço colado...

Outra coisa que vocês SEMPRE devem considerar: a qualidade de uma guitarra chinesa varia muito, inclusive da mesma marca e modelo - exceto por alguns trastes, a minha estava ok, mas é essencial que seja avaliada antes da compra.

PS: Voltei aqui só pra acrescentar uma coisa: por mais que o Les Paul não gostasse dessa "guitarra de dois chifres", tenho que reconhecer que fazia tempo que não tocava com uma guitarra tão leve e com timbre tão clássico e matador... Acho que vou atrás de uma Gibson :)

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Update 01/2016: Como o pessoal eventualmente pergunta sobre a alteração do headstock, acrescento:
A gambiarra inicial foi com um headstock "Gibson" impresso  numa transparência. Achei uma imagem na internet e modifiquei até que coubesse no novo headstock, colei e depois passei verniz spray. Obviamente ficou apenas razoável. Ao cortar e lixar o headstock, partes da madeira tiveram que ser pintadas e foi muito difícil achar o tom exato da original, portanto, as laterais do headstock ficaram com uma tonalidade diferente.
O meu luthier de confiança, Inaldo, ao ver o trabalho meio porco que fiz, disse que tinha um veneer Gibson (modelo big headstock - anos 70) sobrando na oficina e poderia melhorar a guitarra, mas seria ideal que mudássemos a cor para preto - "all black". Topei, ele deu mais uma mexida no headstock - acho até que cortou, colou dois pedaços de mogno e refez tudo -  e no final ficou assim:


Legal, né? :)
Conclusão: certas coisas, para ficarem realmente legais, têm que ser feitas por luthier experiente. :)




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