Cort G260
Luthier

Cort G260


       
        Comprada em 2007/2008 por cerca de 900 reais. Feita na Cort Indonésia. Pelas madeiras, hardware e construção, uma verdadeira pechincha.
Após ler as especificações no site da Cort, decidi comprá-la. Com exceção dos captadores (MightyMite), todo o resto é de alta qualidade. O corpo de "Swamp Ash" - que é aquele ash bem leve dos sul dos EUA - tem uma sonoridade única e deixa a guitarra extremamente leve (3,1 kg). O raio do braço é 12" e com um perfil tipo strato, em "C", mas mais gordo. A construção e o acabamento são excepcionais. Toda guitarra Cort que tive a oportunidade de tocar apresentava esse nível de qualidade. Até a KX5, que é das mais baratas.

O interessante é que achei que seria muito fácil "tuná-la", pois tratava-se apenas de uma troca de captadores. Coloquei um Rosar Supershred na ponte e dois singles Rosar "Vintage Hot". Prá minha surpresa, a guitarra ficou aguda demais. Na verdade, era uma certa "rispidez" nos agudos, principalmente nos singles. Culpei de cara os potenciômetros de 500K.

Essa questão de usar humbucker com single é um dilema, pois se colocamos pots de 500K, os singles ficam ásperos. Se pots de 250K, o humbucker fica "abafado" (prá quem não sabe, quanto mais alto o valor do potenciômetro, mais agudos ele deixa passar). Tentei algumas coisas bem malucas que acabaram não funcionando, mas eu tinha um humbucker Rosar Custom (protótipo de teste) que sobrava um pouco nos agudos e ele aceitou bem o potenciômetro de 250k (não o liguei no controle de tonalidade, prá compensar um pouco). Porém, ainda sentia que os agudos dos singles não estavam legais. A solução, depois de várias tentativas, foi colocar um Malagoli Custom 57/62 na posição do braço (havia comprado anteriormente  um set mas não usei justamente porque achei-os sem brilho). Seu timbre um pouco mais "fechado" compensou o resto. Ufa! Finalmente! :)

Especificações
Corpo: Swamp Ash, 1 peça, apenas tingido de preto e encerado
Braço: Maple, "C gordo" (é quase um "D" com bastante ombro)
Escala: 251/2", Rosewood, Raio: 12". Nut: grafite
Tarraxas: Self Lock, escalonadas.
Captador Ponte: Sérgio Rosar Custom Humbucker - 11K
Captador Meio: Sérgio Rosar Vintage Hot - 6K 2.30H
Captador Braço: Malagoli Custom Shop 57/62  - 5.6K 3,0H
Pots e capacitor: Alpha, 250K, 0.047uf
Ponte: Wilkinson VS50 II



Há 3 meses coloquei uma pequena chave para splitar o humbucker Rosar. Com pot de 250K, o som de single dele fica legal.
A guitarra agora tá excelente, mas o que era prá ser uma coisa simples, deu mais trabalho do que tunar completamente uma SX... :)
(Update 02/2013: outra solução para esse configuração HSS: LEIA AQUI )

PS: Recentemente li um comentário do mestre John Suhr  (clique no nome para o link) sobre guitarras de Ash com escala de Rosewood. Transcrevo: "Rosewood fingerboard on Ash body will give too much sizzle for many players. We would only build such combination if you are positive that this is what you want.   (Escala de jacarandá em corpo de ash soará aguda demais para muitos guitarristas. Nós só fazemos tal combinação se você tem certeza que é isso que você quer)"
A tradução literal de "sizzle" é "chiado", e era exatamente isso que eu estava ouvindo em excesso. Se eu tivesse lido isso antes, teria optado pela versão com braço de maple...Mais uma informação preciosa que é constatada na prática... :)



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2008, feita na Coréia pela World Musical Instrument Co. Ltd. Segundo informações não confirmadas, é uma das 3 grandes fábricas coreanas, juntamente com a Cort e Samick. Captadores originais de alnico, 9k, sem muita resposta dinâmica e presença....



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