Adquirida em 1987, completamente original. Infelizmente na época não tinha o conhecimento e nem interesse por instrumentos "vintage". Eu a comprei porque era uma tele excepcional. Após 2 meses, o captador da ponte pifou... O mais prático foi trocá-lo. E o fiz por um Seymour Duncan HotRails, além de trocar a ponte por uma Gotoh Modern Tele Bridge, com 6 saddles (adeus vintage...). O desinteresse era tanto que nem me dei ao trabalho de guardar as peças... (Meu Deus!!). Mas ficou uma guitarra "porrada" e me serviu durante 20 anos.
Ela veio de fábrica com pots de 500k. Por incrível que pareça, nas teles - e somente nelas - pots de 500 k soam melhor que 250k.
Em 2008 resolvi recolocar um captador tradicional na ponte e após várias tentativas frustradas com Seymours, DiMarzio e até os de boutique, consegui um Sérgio Rosar excepcional (o protótipo da linha atual). O Ash é "northern", bem pesado (ela pesa 4,1 kg), mas o timbre é excepcional, sem comentários...
Ela tem outras estórias interessantes, mas deixo prá depois...
Especificações: Corpo: Northern Ash, 2 peças (colagem central), acabamento natural, com leve camada de nitrocelulose
Captador Ponte: Sérgio Rosar Tele nº1 - 7,2K (Protótipo do atual "Vintage Hot T")
Captador Braço: Original 1968: 8,8K
Pots e capacitor: Originais, 500K, capacitor à óleo (PIO) 0.047uf. Chave original
Ponte: Gotoh Modern Tele, de latão/brass (não magnética) com 6 saddles
O braço é o melhor que já toquei na vida. Parece que foi feito para a minha mão... :) A tocabilidade é coisa do outro mundo. Assim como falei que só pode existir alguma coisa "mágica" naquela Les Paul 1981, nessa tele a mágica é real mesmo. Impressionante.
Lamento o fato de não ter guardado o captador original (hoje seria muito fácil consertá-lo), mas a ponte com 6 saddles é na minha opinião uma obrigatoriedade para as telecasters. É muito legal o visual vintage das antigas de 3 saddles duplos, mas é difícil obter uma entonação perfeita com aquela ponte. E, para quem não fez as contas ainda, essa guitarra tem 42 anosde vida! :)
Conforme prometido, aos poucos vou colocando áudios dos timbres de minhas guitarras. Esse é o timbre da Tele 68, num groove country/rock/train. Ela está com o Orange Tiny Terror de um lado (o que inicia) e o Fender Bassman 59 mais crunch do outro. Não é a minha especialidade, toquei com palheta, mas é uma ótima demo pra vocês sentirem o Twang clean/crunch dela. Segue o link para o áudio/vídeo no YouTube:
- Captador Rosar Vintage Hot T (selo Ouro De Qualidade Lpg)
Paulo May (obs: antes de fazer perguntas e ou postar comentários, leia aqui: CLIQUE) Sérgio Rosar Vintage Hot T (Selo Ouro LPG) Esse captador já é selo ouro há pelo menos 5 anos - a gente que esqueceu de...
- Ponte De Telecaster: Entrando Nos Detalhes (parte 2)
Oscar Isaka Jr. Continuando a saga das variações de timbre causadas por pontes e etc, talvez o post de hoje continue explicando porque esse componente representa a maior variação tonal entre todos. O foco agora...
- Telecaster Sx "american Alder" Tunada (parte 2)
(obs: antes de fazer perguntas e ou postar comentários, leia aqui: CLIQUE) (Continuação desse post - clique aqui) E não é que o som ficou ótimo? :) Foi uma surpresa e tanto. Com certeza...
- Strato Sx Sst 57 Modificada
A idéia de comprar guitarras com madeiras boas e trocar as partes ruins por outras melhores sempre me interessou. "Tunar" uma guitarra é de certa forma divertido e a gente acaba aprendendo um bocado. De cada 3 que tentei, uma ficou muito boa, outra...
- Fender American Standard 1997
Maravilhosa!! Tudo que uma stratocaster deve ser. Comprei em 2007. O corpo original (Candy Apple Red) tinha a cavidade dos captadores tipo "universal" (famoso "piscinão") e isso realmente tirava um pouco...