Les Paul Gibson R9 - Em Busca do Cálice Sagrado (Parte 1)
Luthier

Les Paul Gibson R9 - Em Busca do Cálice Sagrado (Parte 1)


Paulo May        



         Para o primeiro post desse blog, em abril de 2010, decidi falar não sobre a Telecaster, minha paixão, mas sobre a lenda da Les Paul 1959, considerada a "Stradivarius" das guitarras, o "Cálice Sagrado".
Uma 59 burst original não custa menos do que 250.000 dólares e pelo menos uma já foi vendida por um milhão de dólares.

Li (quase) tudo a respeito dessa guitarra e sua lenda e concordo com o consenso geral de que suas características únicas foram fruto de uma coincidência de fatores aleatórios que provavelmente jamais se repetirão. Madeiras, captadores PAF, construção... Aparentemente essa fórmula não pode ser repetida.
Mas a própria Gibson, ciente do absurdo valor de mercado de tal instrumento, vem tentando desde pelo menos 1969 (e mais seriamente após 1986), reproduzi-lo. Não é uma tarefa fácil... A Custom Shop Gibson foi criada para essa missão e agrega vários dos melhores luthiers dos EUA em pesquisa e produção constantes.
Tecnicamente, sabemos que nem todas as burst de 58,59 e 60, os 3 únicos anos em que foram produzidas, soam bem. Algumas são até ruins (leia aqui).
O mesmo acontece com as cópias feitas pela Custom Shop da Gibson, as famosas "R" (Reissue). Uma "Gibson Les Paul Custom Shop R9" é uma cópia de altíssimo nível, feita à imagem e semelhança de uma original de 1959. Todos os fanáticos por Les Paul Reissue sabem que apenas uma pequena porcentagem delas tem a "mágica" da original.

Dito isso, se alguém (leia eu... :) ) desejar adquirir uma R9, deve necessariamente testar o maior número possível para encontrar a melhor delas. A mais ressonante, com timbre mais complexo e equilibrado, sustain, etc. Acho uma loucura gastar de 5 a 7 mil dólares (sem contar os impostos) numa guitarra sem testá-la antes. Testar e comparar as R9 não parece tão complicado, desde que se tenha a grana: é só ir até os EUA, pois é lá (e no Japão) que encontramos as melhores Custom Shop.

Mas eu tenho um sério problema com aviões. Pânico é pouco pra descrever o que sinto só de pensar em entrar num bicho desses.
Assim, minha tão desejada R9 estava há tempos num plano apenas utópico até eu conhecer um cara que tem praticamente o mesmo gosto timbrístico que eu: o meu grande amigo Oscar Isaka Jr., de Curitiba, pertinho de Floripa. Ele já veio aqui em casa várias vezes, tocou minhas guitarras, conhece muito bem o timbre da minha Les Paul 81 e da Telecaster 68 e tem uma noção exata do tipo de som que procuro numa Les Paul.
Em janeiro desse ano ele me ligou e disse: "Vou para os EUA em abril"... Putz! Imediatamente comecei a maquinar um plano pra conseguir uma R9 no mínimo, muito boa. E o Oscar teria a missão de encontrar e comprar essa guitarra :). Responsa total pra ele! :)

Missão (quase) impossível do Jr. : encontrar uma R9 "do cara***" nos EUA...

Depois de tocar em pelo menos 20 Reissues, minha R9 2013 já foi escolhida e comprada pelo Jr.. Ainda não chegou (está vindo com um outro amigo), mas consegui fazer isso sem entrar num avião! KKKK!

Essa aventura do Oscar Jr. nos EUA à procura da minha R9 e os fatos guitarrísticos mais interessantes serão postados à partir de hoje, sequencialmente. Espero que divirtam-se! :)


Com a palavra, OSCAR ISAKA JR. :

         Todos nós sabemos que nuncas duas guitarras soam da mesma maneira, não interessa quão similar sejam em sua construção. O fator orgânico das madeiras cria uma identidade de DNA às guitarras quase como acontece nos humanos e faz com que cada instrumento seja único. E quando falamos de Les Paul, a coisa fica ainda mais complicada.
A grande variação do mogno e do maple, associada às pequenas e milimétricas diferenças de construção de uma pra outra fazem da Les Paul um bicho complicado, cheio de nuances e a compra de um exemplar sem a devida audição do mesmo torna-se quase impossível.

Pois quando contei pro Paulo que iria aos EUA de férias recebi prontamente a missão de achar "A LES PAUL" pra ele. Pensei comigo: "FU***! Como vou fazer isso? E se eu comprar uma que o cara não gosta ou que não é BEM aquilo?"
Os malucos da revista ToneQuest Report  falam o tempo todo de R9s soando mortas e sem a  magia da Les Paul, ao mesmo tempo que acham verdadeiras jóias nas Reissues... Eles estabeleceram estatisticamente que de cada 10 Reissues em média, uma é mágica, oito são normais e uma ruim (avaliações feitas em 2008, quando do lançamento das VOS). Com certeza todas são boas mas como diz o Paulo: " POOTZZ! E o medo de gastar os 6 mil dólares numa "normal" ???

Continua...






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