Timbrando uma strato: Lindy Fralin Blues Specials X Sergio Rosar Blues
Luthier

Timbrando uma strato: Lindy Fralin Blues Specials X Sergio Rosar Blues



Meu amigo Oscar Isaka Jr. Postou no seu blog uma interessante comparação entre esses dois captadores. Sem ele saber, roubei o post e trouxe pra cá :)
Divirtam-se:


Lindy Fralin Blues Specials

Algum tempo depois de começar a estudar a compreender sonoridades, testar captadores e guitarras virou um vício difícil de controlar e a pesquisa por diferentes designs e técnicas de construção a fim de obter um som específico não acaba nunca. Isso já me levou a testar quase toda a linha da Seymour Duncan, uma grande parte dos DiMarzio, todos os modelos (lançados e não ) do Sérgio Rosar, todos os singles da Fender, etc. Com o tempo essa coisa toda vira uma espécie de biblioteca sonora, e que ajuda muito na hora de alcançar um certo timbre.

Pois bem, eis que em uma das minhas caminhadas pelas lojas de música de Curitiba, revendo amigos e batendo papo vi em uma vitrine um set de singles com capinha "Old White". Quando perguntei ao Carlos (Loja do Músico) o que era ele me disse que era um set de Lindy Fralins Blues Specials.

Abrindo um parênteses, Lindy Fralin é um dos mais renomados Pickup Winders dos Estados Unidos e é extremamente famoso pelos seus singles, tanto para Strato como para Tele. Vale a pena dar uma conferida no site www.fralinpickups.com , onde ele tem videos e especificações de seus modelos.

Os Blues Specials estão entre os modelos mais famosos de Lindy Fralin, conhecidos pela sua clareza sonora, complexidade harmônica e timbre mais "gordo", que o próprio Fralin define como ideal para solistas melódicos. Não é a toa que esse set leva esse nome. Como eu nunca havia testado um set do Fralin e não se acha esses pickups por aqui, num acesso de G.A.S. comprei os bichos.

Chegando em casa, maluco para escutar o que eles realmente falavam ( e verificar se são mesmo tudo aquilo que os Forums gringos clamam) tirei-os da caixa de instale-os na minha Strato de ASH com braço e escala de Maple, onde estava um set de Sergio Rosar Blues. O Blues Specials é feito com magnetos de Alnico V, e fio Plain Enamel 42AWG tenho perto de 6k nos caps do braço e meio e quase 7k na ponte. Essas especificações são características da famosa era 60s da Fender, especialmente pré-CBS até 63, com aquele som característicamente mais "gordo" e com mais ataque e estalo que as dos anos 50. Se você pensou em Stevie Ray Vaughan você acertou em cheio. Sua Number #1 mais famosa, era uma Strato 62.



O fio Plain Enamel (enamel é um tipo de esmalte), possui características muito peculiares de condução e capacitância do isolamento que interferem diretamente na sonoridade do captador. Tecnicamente é um fio "inferior" aos modernos fios revestidos de polysol, mas é justamente esse detalhe que lhe confere sua sonoridade tão peculiar. É facilmente identificado pela coloração mais escura, meio marrom e as vezes avermelhada:


Instalados, guitarra afinada, pluguei no meu amp e toquei as primeiras notas. O som era mais ou menos o esperado das especificações: um timbre focado, com ataque bem definido e amplo, graves firmes um pouco menos de agudos e mais força que um single tradicional como o Seymour SSL-1, por exemplo. Em comparação ao Texas Specials (famoso por vir na Fender SRV) ele soa bem mais claro e articulado, com menos informação de graves e um pouco mais de agudos que dão ao som uma compressão muito bonita e agradável. Com drive ele mostra sua cara MUITO bem, com muita definição e sem quase nenhuma magreza que alguns singles tradicionais como o 57/62 as vezes podem apresentar, e de novo remetem ao bom e velho SRV (especialmente se usarmos um Tube Screamer para isso). Nada de timbres cristalinos de Fender por aqui, eu diria que eles são sinônimo de timbres gordos de Strato, com corpo mas mantendo toda definição dinâmica e articulação tão essenciais para os Strateiros de plantão.
Gravei a introdução de Texas Flood rapidamente pra vcs poderem ouvir o que eu escrevi:

Lindy Fralin Blues Specials:






Tudo isso já era esperado e batia com o que eu havia lido em todas as reviews deles em Forums etc. O que eu não esperava era que eles soassem TÃO PRÓXIMOS ao set Blues do nosso mestre Sergio Rosar que estavam na mesma guitarra. Pra falar a verdade, só saberia diferenciar de fato porque eu mesmo havia trocado os captadores, tanto que gravei exatamente a mesma frase na mesma guitarra com o Rosar Blues pra ouvir o A/B e tirar a prova:

Sergio Rosar Blues:










loading...

- Paf Shoot-out: Comparação De 7 Captadores Atuais Estilo "paf" - Ponte!
           Continuando as comparações dos PAFs, vamos nesse post focar nos modelos de ponte, normalmente "descartados" e/ou "ignorados" pela maioria dos guitarristas por apreciarem mais a beleza e versatilidade do PAF na...

- Paf Shoot-out: Comparação De 7 Captadores Atuais Estilo "paf"
Oscar Isaka Jr.            Num dos posts falando sobre Les Paul e PAFs, o Dalton deixou um comentário sugerindo que fizéssemos um comparativo entre alguns modelos populares de captadores feitos atualmente e que prometem...

- Ponte De Telecaster: Entrando Nos Detalhes (parte 2)
Oscar Isaka Jr.           Continuando a saga das variações de timbre causadas por pontes e etc, talvez o post de hoje continue explicando porque esse componente representa a maior variação tonal entre todos. O foco agora...

- Cort G260
                Comprada em 2007/2008 por cerca de 900 reais. Feita na Cort Indonésia. Pelas madeiras, hardware e construção, uma verdadeira pechincha. Após ler as especificações no site da Cort, decidi comprá-la....

- Trocando Captadores By Érico Malagoli
  No começo da abertura de mercado nosso país foi invadido por uma enorme quantidade de marcas diferentes de guitarra, algumas tradicionais de qualidade indiscutível, outras oriundas da Ásia, com qualidade questionável. O fato é que com o...



Luthier








.